Performance Audiovisual com Embolex e Chico Correa marca a sessão desta quarta no Tintin Cineclube
Ampliando as possibilidades de manipulação de imagens e sons, a arte eletrônica propõe uma nova forma de encarar o audiovisual. Para além da tradicional narrativa cinematográfica, o conceito eletrônico propõe intervenções ao vivo e novas relações entre os dois elementos básicos do cinema. Um pouco desse universo será apresentado na sessão desta quarta-feira do Tintin Cineclube, a partir das 19h30 no Cine Teatro Lima Penante e no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), com entrada gratuita.
Na ocasião serão exibidos dois curtas do cineasta e artista multimídia britânico Peter Greenaway, um dos principais representantes do cinema eletrônico. São eles: ‘Inrervals’ (1969) e ‘Making a Splash’ (1984). Na seqüência haverá uma performance áudio visual ao vivo com o Vj Fernão Ciampa, um dos integrantes do coletivo de VJs de São Paulo Embolex, junto com os músicos paraibanos Chico Correa e Didier Guigue, principais representantes da vertente eletrônica na Paraíba.
Promovido pela Associação Brasileira de documentaristas – secção Paraíba, através do ponto de cultura Urbe Audiovisual, com o apoio do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), Ministério da Cultura e do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), o evento será encerrado com festa sob o comando do DJ Carlos Dowling e bar em funcionamento.
Mais conhecido pelos seus longas-metragens, que inclui ‘O livro de cabeceira’, ‘A última tempestade’ e ‘O cozinheiro, o ladrão, a mulher e o amante’, Peter Greenaway é responsável por uma filmografia ousada e pioneira que explora as novas possibilidades do cinema a partir da junção de conceitos clássicos pictóricos com manipulações permitidas através de tecnologias digitais. Polêmico, declarou que o cinema está morto e alterna a sua carreira de cineasta com performances e instalações em museus de arte e festivais de arte eletrônica.
Já o grupo Embolex (www.embolex.com.br) é pioneiro no desenvolvimento do Vjing no Brasil. Desde 2000, se apresentam com grandes nomes nacionais e internacionais da música eletrônica, além de fazerem vídeo-cenários para shows de artistas como Instituto, Záfrica Brasil e Nação Zumbi. O coletivo também fez apresentações em espaços de artes plásticas como na SP Arte 2006, Galeria Vermelho, Itaú Cultural, Museu da Imagem e do som (MIS) e TATE Britain (London/UK). Alguns de seus trabalhos estão disponíveis no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=x6GEy5ewI_k&feature=related).
Junto com Chico Correa e Didier Guigue, o Vj Fernão Ciampa deve surpreender o público com releituras de cenas clássicas sampleadas e intervencões ao vivo. Numa sala dentro do NAC serão instalados dois projetores, além dos laptops e equipamentos de som necessários para dar vazão as potencialidades e criatividade do trio. Uma experiência inédita no cenário áudio visual e de arte contemporânea da Paraíba.
TINTIN CINECLUBE – Com quase cinco anos de funcionamento o Tintin é o cineclube mais atuante na cidade de João Pessoa, promovendo a exibição de filmes nacionais, lançamentos de curtas paraibanos e filmes raros da cinematografia mundial. As sessões acontecem no Cine Teatro Lima Penante, centro da cidade. As sinopses e mais informações sobre os filmes exibidos podem ser vistos no site www.abdpb.org.br. Mais informações: 3221-8450.
Nenhum comentário:
Postar um comentário